Estudar na modalidade a distância exige dos estudantes organização, administração do tempo, estabelecimento de prioridades, autonomia, habilidade de trabalhar em grupo etc.

Portanto, aqui estão algumas dicas úteis para que você obtenha sucesso em seus estudos.

Organize seu tempo de estudo: o IGTI recomenda uma dedicação de dez horas semanais para o estudo. Organize seu tempo para isso! Defina o melhor período do seu dia para entrar no ambiente de aprendizagem e estudar. Pode ser em seu intervalo de almoço, antes de iniciar o trabalho ou ao final do dia. Ainda que estudar a distância permita que você se dedique a outras atividades simultaneamente ao estudo, organizar seu tempo é fundamental.

Crie o hábito do estudo: procure identificar o melhor horário para você estudar e acessar o conteúdo do seu curso, e faça disso parte de sua rotina diária.

Estabeleça prioridades em sua vida: estudar na modalidade a distância permite uma maior flexibilidade e a possibilidade de se dedicar a diferentes atividades simultaneamente, mas, mesmo assim, é necessário estabelecer prioridades para que você consiga realizar o curso com êxito. Por exemplo, apenas realize mais de uma disciplina simultaneamente se você tiver certeza de que conseguirá se dedicar a elas. Informe a seus familiares que, em alguns momentos, estará em casa no computador estudando, para que eles saibam e respeitem esse seu momento.

Estabeleça prioridades em seu estudo: procure seguir a sequência de estudo recomendada pelo IGTI para cada semana de curso, ou seja:

  • Estude a apostila;

  • Assista às aulas gravadas;

  • Participe dos fóruns de discussão;

  • Realize o Trabalho Prático e o Desafio;

  • Participe das Aulas Interativas;

  • Responda o Feedback.

Participe das atividades programadas: no modelo de ensino do IGTI, estão programadas atividades assíncronas, isto é, sem um horário predeterminado, e atividades síncronas, nas quais é necessário que o aluno cumpra com a atividade em um período de tempo definido, como as Aulas Interativas, por exemplo, os Trabalhos Práticos, Desafios e Feedbacks. É importante que você se organize para participar destas atividades, pois elas têm um papel fundamental para melhor aproveitamento do seu curso. Os fóruns de discussão, que são atividades assíncronas, também são uma excelente oportunidade de interagir com seus colegas e professores e esclarecer dúvidas. Participe!

Esclareça suas dúvidas: o IGTI disponibiliza diversas formas para você esclarecer suas dúvidas, sejam elas de conteúdo, aquelas relacionadas a processos acadêmicos ou, até mesmo, questões técnicas. Não deixe de esclarecê-las assim que surgirem! Isso facilitará o seu aproveitamento no curso!

Esteja atento(a) aos prazos: você terá prazos para concluir cada etapa de seu estudo, portanto, esteja atento(a) a eles. Coloque-os em sua agenda.

Observe seu comportamento durante as interações: a internet e os recursos da tecnologia da informação oferecem muitas possibilidades de aprendizado e interação, e é importante estar atento a algumas regras para a boa convivência e um comportamento adequado:

  • Usar letras maiúsculas nas palavras é o mesmo que GRITAR! Portanto, utilize-as somente quando necessário.

  • Trate seus colegas e professores com respeito nas mensagens postadas. Tenha em mente que, em seu curso, podem existir participantes de etnia, credo, idade e gênero diferentes. Portanto, reflita antes de postar algum comentário.

  • Procure ser simpático e atento aos comentários de seus colegas.

  • Não envie críticas destrutivas.

  • Não desvie o assunto nos fóruns para temas que não estão relacionados ao curso.

  • Respeite o direito autoral. Ao enviar um texto a colegas e professores, cite a fonte.

  • Quando receber uma mensagem, procure dar uma resposta o mais breve possível a quem enviou e apenas a quem enviou. Não copie desnecessariamente pessoas em suas mensagens.

  • Não envie correntes ou mensagens de propagandas.

Saber como estudar da melhor maneira vai ajudar a aproveitar mais satisfatoriamente a sua pós-graduação. Esperamos que goste das dicas!

Encontrou sua resposta?